O valor refere-se à devolução da anuidade da OAB paga no ano de nascimento da criança. Cinco advogadas receberam o auxílio maternidade.

Boa Vista/RR – O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA/RR), Ronald Rossi Ferreira, fez nesta quinta-feira, 21/9, o pagamento do auxílio maternidade para cinco advogadas associadas. O benefício pago à advogada-mãe foi criado por meio da resolução nº. 001 de 29 de abril de 2016, e vale em casos de nascimento e adoção ou guarda. Segundo a resolução, o pedido deve ser feito em até seis meses da data do nascimento e adoção ou guarda. A solicitação é feita através de requerimento na sede da CAA/RR.

A solenidade de entrega dos auxílios maternidade foi prestigiada pela secretária Geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Florany Mota, e também pela Integrante do Conselho Especial da Mulher Advogada da OAB Federal, Alice Bianchini. Ambas destacaram que a ação da CAA/RR representa a valorização da Mulher Advogada. “É um projeto que tem dado certo e que precisa continuar, é uma caixa [CAARR] que tem se preocupado com as nossas advogadas, inclusive têm sido oferecidos muitos outros serviços para a mulher advogada. A diretoria da CAARR está de parabéns”, comenta Florany Mota.

Para Alice Bianchini, doutora em Direito Penal (PUCSP), as Caixas de Assistência têm um papel fundamental no dia a dia da advocacia, “inclusive apoiando campanhas importantes como o ‘outubro rosa’ [prevenir câncer de mama] e novembro azul [prevenir câncer de próstata]”, exemplificou a autora de vários livros, entre eles Lei Maria da Pena (Ed. Saraiva, 2016, 3ª edição).

O presidente da CAARR, Ronald Rossi Ferreira, destaca que o auxílio maternidade ainda não é viável em muitos Estados brasileiros. “Somos a menor Caixa de Assistência do país, mas ainda assim é possível oferecermos mais esse benefício para a advogada-mãe, que fica impossibilitada de trabalhar por longo período após o parto”.

A advogada Sara Mubarac, mãe da pequena Anna Carolina Almeida Amorim, comenta que se sente “valorizada como mãe e profissional” e destaca que “não é tanto pelo valor, mas sim pelo reconhecimento”.

Para a advogada Daniela Noal a vantagem de ser associada da CAA/RR é poder acessar a muitos outros benefícios oferecidos pela CAARR. “Em alguns lugares me surpreendo que a CAARR tem parceria e temos acesso imediato ao benefício.  É a caixa dando um atendimento especial às advogadas, é muito bom receber essa atenção, agora mais ainda como mãe”, observa.

Associadas beneficiadas pelo auxílio maternidade da CAARR, no mês de setembro/2017:

  • Advogada Daniela Noal
  • Advogada Debora patrícia vieira pinheiro
  • Advogada Lilian Mônica Delgado brito
  • Advogada Sandra mendes
  • Advogada Sara Mubarac

Informações: CAA/RR – 3624 2145