O X CONJURR acontece em Boa Vista, no auditório do CAF. São três dias de Congresso, com mais 1,5 mil participantes, 16 palestrantes, três conferencistas, cinco painéis, apresentação de trabalhos de iniciação científica.

 

Por: CAARR

O X Congresso Jurídico de Roraima (X CONJURR) é uma realização do Centro Jurídico de Roraima, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia e a Universidade Federal de Roraima. O tema deste ano trata sobre os “30 anos da Constituição da República”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR) Ronald Rossi Ferreira, que é um dos principais apoiadores do evento, participou da mesa de abertura. “Um verdadeiro sucesso o evento, com palestras de alto nível” comentou.

Para o presidente da CARR a participação de mais de 1,5 mil congressistas, três conferências e cinco painéis de debates, consolidam o Congresso Jurídico de Roraima, “na sua décima edição”, como um espaço importante para a atualização e formação profissional do campo do Direito. “O Centro de Estudos Jurídicos [que realiza o X CONJURR] tem uma contribuição para a melhoria do ensino e o aperfeiçoamento profissional da comunidade jurídica de Roraima”, destaca.

“Estão todos de parabéns: organizadores, apoiadores, congressistas, palestrantes e conferencistas. O evento é um verdadeiro sucesso”, enfatiza Rossi.

Primeiro dia

No primeiro dia,10/4, além da  solenidade de Abertura e homenagens aos deputados federais constituintes de Roraima, teve o primeiro painel “O resgate histórico da Constituição Federal: De Território ao Estado de Roraima”, com  a  participação de Alcides da Conceição Lima Filho (advogado e professor Universitário),  que  tratou  sobre o tema “Roraima no ordenamento jurídico brasileiro” e  Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti (Médico e Deputado Federal Constituinte), que falou sobre “A luta para transformar Roraima em Estado”. O primeiro dia encerrou com a conferência de Pedro Lenza (professor Universitário e advogado), sobre “Supremacia ou soberania judicial: De quem é a última palavra?”

Segundo dia

Hoje 11/4, no segundo dia do congresso a programação começa as 16h, com o “Painel – Direito Penal e Direito Constitucional”. Os palestrantes serão: Bruno Caciano (advogado Criminal e professor Universitário), com o tema “Direitos e garantias do processo penal na Constituição Federal”, Tendelis Antonio Alves de Barro (professor Universitário) com o tema “Redução da maioridade penal no Brasil”, Raimundo de Albuquerque Gomes (advogado Criminal e professor Universitário), que vai falar sobre “Métodos ocultos de obtenção da prova penal e o controle epistêmico sobre as interceptações telefônicas como direito constitucional” e, finalizando o painel, Renato Albuquerque (Juiz de Direito/TJRR e presidente de AMARR) com  o tema “Audiência de Custódia e Direitos Humanos”. O X conjurr encerra na quinta feira 12/4.