O site oficial da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR) disponibiliza link para agendamento para a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe.

O agendamento é individual. É necessário fazer um procedimento para cada pessoa (advogada/o, estagiária/o, dependente ou colaboradores da CAARR) que for vacinar.

A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 7 e 16 de junho, somente pela parte da tarde, no sistema drive-thru no estacionamento da CAARR (avenida Ville Roy, 1830, Caçari).

Estão disponíveis 400 doses de vacinas contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B.

Na primeira etapa, realizada no mês de abril, foram aplicadas cerca de 500 doses de vacinas.

COVID-19

O Ministério da Saúde, entidades como a Sociedade Brasileira de Imunizações e gestões estaduais e municipais, sugerem que seja dado um intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Gripe e a aplicação da vacina contra a Covid-19.

Nesse caso, aquelas pessoas que estão recebendo a CoronaVac devem esperar a conclusão do esquema vacinal contra o coronavírus antes de tomar a vacina da Gripe.

Que recebeu imunizante da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BioNTech pode vacinar da Gripe no período de intervalo entre a primeira e a segunda dose, sendo que deve esperar 14 dias depois da primeira dose ou antes da segunda.

No caso de quem vacinar primeiro contra a Gripe, o ideal é esperar 14 dias antes de receber a primeira dose contra o coronavírus. Isso vale para qualquer um dos imunizantes.

Vale ressaltar que casos emergenciais, como a necessidade de vacina antirrábica ou de profilaxia pós-exposição, esses 14 dias de intervalo após a aplicação do imunizante contra a Covid-19 não devem ser considerados.

É indicado tomar as duas vacinas?

Sim, pois tanto o influenza quanto o coronavírus Sars-CoV-2 promovem doenças que afetam o sistema respiratório e podem, à primeira vista, ter quadros semelhantes.

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação para o vírus influenza. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem ir buscar sua dose para a gripe.

Com informações da Folha de Pernambuco

Informações: caa.roraima@hotmail.com, caarr.org.br, (95) 3624-2142 (Whats)