O consócio Antonio Oneildo Ferreira foi empossado como representante estadual em Roraima pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (21/7).

“Antonio Oneildo Ferreira, que foi tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados na gestão do presidente Claudio Lamachia e presidiu a Seccional da OAB em Roraima, reúne grande experiência, especialmente na defesa das prerrogativas da advocacia, e representará muito bem o IAB em seu estado”, afirmou Rita Cortez.

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da Atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena, também participou da sessão ordinária. “O IAB continua ampliando a sua presença em todo o território nacional”, ressaltou.

Na sua primeira manifestação como representante estadual, Antonio Oneildo Ferreira afirmou: “A bandeira do IAB está hasteada em Roraima, e fortaleceremos o Instituto no nosso estado, promovendo eventos e trazendo novos consócios para a entidade”.

Também participaram da sessão os representantes estaduais no Rio Grande do Sul, Carmela Grüne e Paulo Joel Bender Leal; e no Distrito Federal, Luís Antônio Camargo de Melo.

História do IAB

Os primeiros cursos de Direito foram criados em 1827; assim, desde o final de 1831 já existiam advogados formados em território nacional.

O Instituto dos Advogados Brasileiros foi criado poucos anos após a Independência do Brasil (em 1843), num momento em que o Brasil precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade.

O IAB, no período imperial, se tratava de um órgão governamental, consultado pelo Imperador e seus auxiliares diretos, como também pelos Tribunais, para auxiliar com seus pareceres, as mais importantes decisões judiciais.

Na década de 1930, com a criação da OAB, é que o Instituto deixou de se preocupar com especificidades da categoria dos advogados e direcionou seus esforços em sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil.

O IAB tem atuado tanto junto aos Poderes da República, em especial no Legislativo, contribuindo com pareceres sobre os projetos de leis, bem como colaborando com as diferentes Comissões legislativas que por vezes solicitam a experiência e o conhecimento acumulado do Instituto.

Também, na esfera do ensino jurídico, com debates e mesmo a criação de entidades para atuarem especificamente neste campo, como é o caso da ABEDI (Associação Brasileira de Ensino do Direito).

O IAB possui sede no Rio de Janeiro e está presente em todos os estados brasileiros.

Em síntese, pode-se afirmar que o Instituto dos Advogados Brasileiros foi e permanece sendo um defensor intransigente do Estado Democrático de Direito, da soberania nacional e dos direitos fundamentais.

Fonte: https://www.iabnacional.org.br/noticias/representante-do-iab-em-roraima-e-empossado

Informações: caaar.org.br, caa.roraima@hotmail.com, 95 3624 2145 (WhatsApp)