O espaço “CAARR: Entrevista da Semana” é dedicado a manifestação de opiniões e contribuições sobre a Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima e do Brasil. Nosso entrevistado de estreia é o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD).

Pedro Zanette Alfonsin é advogado militante em Porto Alegre, mestre em Direito Privado (UFRGS), sócio do Alfonsin Advogados, coordenador Geral das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD) e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS).

CAARR – Qual a missão da atual gestão da CONCAD?

Pedro Zanette Alfonsin – Nossa missão frente ao CONCAD é da impulso ao trabalho das 27 Caixas de Assistência, representando-os junto ao Conselho Federal e levando projetos em conjunto a diante. Assim, criamos grupos temáticos como o CONCAD Esportes, também tratamos da saúde mental do advogado, entre outros temas como o projeto Anuidade Zero.

CAARR – Caso tivesse que eleger um tema prioritário: qual seria e como seria abordado?

Alfonsin – Hoje temos nos dedicado ao nosso Projeto Anuidade Zero, saúde mental da advocacia, e Esportes visando dar aos advogados por um lado, benefícios com os melhores convênios do Brasil e tratar de temas da doença do século XXI que inclui toda a advocacia.

CAARR – Ainda há muita disparidade no atendimento das CAAs nas diversas seccionais, como garantir um padrão de atendimento mínimo e de serviços que possa ser comum entre as CAAs? É possível? Como fazer?

Alfonsin – O Brasil é muito grande e a diferença entre os Estados é gritante, assim não temos como não encontrar diferenças entre os Estados, alguns com estruturas espetaculares e outras nem tanto. Nesse sentido, foi criado o FIDA que visa dirimir essas desigualdades permitindo investimentos em móveis e imoveis a advocacia.

CAARR – A nova gestão já tem um diagnóstico da realidades das CAAs? O que precisa ser feito?

Alfonsin – Já visitamos a maioria das CAAs e até o final da gestão teremos visitado todas. Queremos levar até elas os melhores exemplo do que deu certo nos outros estados que podem ser levados para si. Assim, os CONCADs tem um indefectível papel de permitir a integração das CAAs.

CAARR – Como tem sido a relação com as Coordenações regionais das CAAs e as representações estaduais?

Alfonsin – Existe uma relação de companheirismo entre todos os Presidentes das CAAs que se identificam com a paixão pela advocacia e acreditam o braço Assistencial da advocacia é fator fundamental na vida de seus colegas principalmente os mais carentes.

CAARR – Boa Vista acaba de ser escolhida sede da XLVII Reunião da CONCAD, em 2021. Qual a expectativa? O senhor já conhece Roraima?

Alfonsin – Estamos ansiosos para estar em Roraima e demonstrar e reforçar para a advocacia quão fundamental é o papel das Caixas. Ainda não tive a oportunidade de estar em Roraima mas tenho excelentes informações sobre a cidade e seu povo. Ressalto que Ronald é uma liderança nacional e por isso o brasil irá lhe prestigiar.