O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), Ronald Rossi Ferreira, foi entrevistado no Programa Jornal da 100.3, transmitido pela Rádio Folha 100.3 FM. Confira a entrevista:

Apresentador – É hora da nossa Entrevista do Dia, aqui no Jornal da 100.3. A gente recebe hoje aqui o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, CAARR, o Ronald Rossi Ferreira. Ele que vai falar aqui pra gente dos serviços oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados aqui no estado, de parcerias, convênios, também tem uma campanha que começa na semana do advogado, né? Na próxima semana, a partir do dia 6. Ronald benvindo aqui ao jornal da 100.3. Boa tarde, fale mais pra gente sobre a Caixa de Assistência dos Advogados aqui de Roraima. Quando que ela surgiu aqui no estado? E quando ela surgiu ai no Brasil? Fale um pouco para que os nossos ouvintes conheçam um pouco melhor sobre a Caixa de Assistência dos Advogados.

Ronald Rossi Ferreira (Presidente da CAARR) – A Caixa de Assistência, ela surgiu no Brasil na década de 30, precisamente em 1936, em São Paulo. O que ensejou o surgimento da Caixa de Assistência foi esse espirito altruísta de ajuda ao próximo e de ajuda à advocacia.

Apresentador – A Caixa de Assistência dos advogados ela é ligada À OAB?

Ronald – Ela faz parte do sistema OAB. A Caixa de Assistência é subordinada ao conselho seccional da OAB, mas ela tem a autonomia administrativa, financeira e estatutária.  A anuidade que o advogado paga, um percentual dessa anuidade constitui o orçamento da caixa de assistência.

Apresentador – Ah, então, uma parte vai para a Caixa…

Ronald – Uma parte é destinada a Caixa de Assistência.

Apresentador – Para os serviços que, que oferece. Quais são esses serviços que a caixa oferece?

Ronald – A missão institucional da caixa tem previdência, saúde, lazer, educação e os mais variados segmentos. A caixa de assistência de Roraima foi criada em 1996, mas somente em 2013 tiramos o CNPJ. Então, a partir daí que houve direito a receber esse compartilhamento definido em lei. Com a ajuda do conselho federal, através do fida, conseguimos construir a sede própria que tem pouco mais de 300 metros quadrados. Diariamente firmamos parcerias que disponibilizam convênios cujos descontos “devolvem” pra advocacia a anuidade que ela paga, que deixa de ser uma despesa e passa a ser um investimento. Hoje já são mais de 240 convênios, em todo o estado. Firmamos agora recentemente, a interiorização desses convênios.

Apresentador– Pois é, você estão interiorizando né os convênios. Firmaram convênios com marcas aí do, do interior do estado…  Dá mais detalhes pra gente aí…

Ronald – Nós não temos subseção, em razão de que não tem um quantidade de advogados que viesse a ensejar, ou a justificar a criação de uma subseção. A subseção é um órgão da OAB que funciona numa comarca fora da capital. Mas nós temos sete comarcas no interior, e a gente priorizou firma convênios onde tem comarca, porque é onde vai ter a advocacia atuando. Essa é uma deliberação da nova diretoria, no sentido dessa interiorização antes de sermos demandados. A gente já se antecipou e firmamos convênios em Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, Alto Alegre e Pacaraima. Ainda não temos convênios em Bonfim, que é uma comarca, mas, já, já estamos cuidando disso.

Apresentador – Mas a ideia é levar também para mais?

Ronald – Sim. Nós inclusive fechamos convênios no Amajari, que não tem comarca, mas recebem muitos advogados que vão visitar a vida de Tepequém, por isso temos convênios com pousadas na região. Em Iracema, que é um ponto comum de trânsito, conseguimos fechar um convênio com um parceiro que serve café da manhã e alimentação.

Apresentador – A Caixa de assistência dos advogados ela também, é, faz a Certificação digital? Que não é somente para advogado, mas também pra outros profissionais?

Ronald – Sim. Nós conseguimos emitir a certificação digital, inclusive pessoa jurídica pelo menor preço de mercado. A vantagem que tem para a advocacia é que ela sai por um valor muito abaixo do praticado no mercado. A certificação custa 95 reais, se for preciso a mídia (token), o custo é de 150 reais. A gente também consegue emitir para enfermeiro, médico, contabilista e pessoas jurídicas. Na advocacia, é fundamental no exercício da profissão no processo judicial eletrônico.

Apresentador – Para o advogado ter acesso a esses convênios a esses serviços oferecidos pelo caarr ele basta ter a carteira da oab? Ou ele tem que fazer uma carteira também da Caixa de assistência?

Ronald –  Sim, tem que fazer uma carteira da Caixa de Assistência. Que pode ser feita pelo advogado, pela advogada, bem como pelos dependentes na sede da CAARR. Para você usufruir do convênio tem que apresentar a carteira da caixa de assistência, que tem validade anual. É emitida na hora, basta levar a certidão da tesouraria da ordem de que está ok com a anuidade.

Apresentador –  Na semana que vem será é, a semana de saúde da advocacia, né, promovida pela caixa de assistência dos advogados, começa nas segunda, onde é que vai ser? e qual que é o calendário, dessa, dessa semana da advocacia?  De saúde da advocacia?

Ronald – Esse calendário é bem extenso. Na segunda e na terça vai ser disponibilizado no fórum Sobral Pinto, pela manhã e a tarde na sede da Caixa de Assistência. Na quarta e na quinta-feira pela a manhã no Fórum trabalhista e na parte da tarde na sede da CAARR. Na sexta, o dia todo na sede da caixa de assistência. Nos dias 14 e 15/5, pelo período da manhã vai ser no fórum Criminal, lá no bairro caranã, e no período da tarde na sede da CAARR.

Apresentador – Essa campanha de saúde ela pé realizada todos os anos Ronald?

Ronald – Ela é realizada todos os anos, desde 2014. Este são 500 doses disponibilizadas para a advocacia de Roraima.

Apresentadora – Vocês vão ter várias vacinas ou apenas a da gripe?

Ronald – Apenas a da gripe, né. Além de teste de glicemia e medição de pressão. Também, na sede da CAARR, serão oferecidos alguns procedimentos estéticos e avaliação odontológica com aplicação de flúor para crianças.

Entrevistadora – Então vai ser feita a vacinação, vai ser feita a aferição de pressão, a medição de glicose, será feito também alguns procedimentos estéticos e também odontológicos. É Isso?

Ronald – Os procedimentos estéticos e odontológicos apenas no período da tarde na sede caixa.

Entrevistadora – Então cada a pessoa tenha alguma dúvida é só ela se dirigir a caixa de assistência que lá vão ter boa parte dos serviços que vão ser oferecidos por vocês nessa semana?

Ronald – Sim, o calendário está disponível nas redes sociais da caixa de assistência, no site ou pelo telefone 3624 2145.

Entrevistadora – Isso vai ter algum custo? Ou não, não vai ter?

Ronald – Tem, mas não pela vacina e sim uma taxa pelo gesto vacinal, que é 30 reais. Os demais sérvios não terão custo extra.

Entrevistador – Conversamos hoje aqui no Jornal da 100.3 com o presidente da Caixa de Assistência dos advogados de Roraima CAARR, o Ronald Rossi Ferreira, falando dos serviços, das parcerias firmadas pela caixa de assistência e dessa semana de saúde da advocacia 2019 que começa agora na próxima segunda feira, dia 6 de maio. Ronald uma boa tarde, obrigado e fique à vontade ai para fazer as suas considerações.

Ronald – Muito obrigado. Eu que agradeço pela oportunidade e a atenção dos ouvintes. Convido toda a advocacia e a comparecer e a usufruir dos convênios e serviços da CAARR. é a advocacia o nosso público alvo. é por quem nós sempre buscamos essas parcerias, esses convênios e promovemos essas campanha de saúde. Todos os serviços são colocados à disposição com o objetivo de trazer uma qualidade de vida e profissional. Obrigado pela atenção de todos e pela oportunidade.

A integra da entrevista está disponível aqui.